Shampoo vegano, batom vegano, creme facial vegano… Parece que de repente os produtos naturais estão se espalhando pelas prateleiras das lojas, não é mesmo? Além dos benefícios dos cosméticos veganos para a saúde, esse estilo de vida é muito sustentável e ajuda a preservar o planeta.
Se você ainda não sabe exatamente quais são as vantagens dos cosméticos veganos e nunca pensou no impacto que seus cuidados diários e de beleza podem trazer à natureza, continue lendo este artigo!
O que são cosméticos veganos?
Antes de explicarmos o que são cosméticos veganos, é importante definirmos o veganismo. De acordo com a instituição Vegan Society, o veganismo é um modo de vida que procura excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito.
Assim, quem é vegano, não é só quem não come carne. São pessoas que incluíram essa forma de ver a vida no seu dia a dia, e por isso consomem apenas produtos que não tenham nenhuma origem animal e nem formas de crueldade com animais.
É dentro desse contexto que se incluem os cosméticos veganos. Eles são produtos à base de ingredientes vegetais e de empresas consideradas cruelty free, ou seja, que não realizam nenhum teste em animal.
Cosméticos Veganos x Cosméticos naturais
Ainda há uma diferença importante entre os cosméticos veganos e naturais. E é importante conhecer essas diferenças para fazer escolhas mais sábias e de acordo com o seu estilo de vida. Isso não deixa de ser um dos benefícios dos cosméticos veganos, pelo contrário, agrega ainda mais vantagens.
Os produtos veganos, como dissemos, são aqueles que não usam matérias-primas de origem animal. Mas isso não significa que não contenham materiais sintéticos. Já os cosméticos naturais precisam conter, pelo menos, 95% de substâncias naturais e 5% de matérias-primas orgânicas ou sintéticas.
Ainda temos a categoria dos produtos orgânicos que são aqueles formulados apenas com substâncias certificadas por um órgão capaz de atestar a naturalidade e a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, com, no mínimo, 20% de ingredientes orgânicos.
Por fim, ainda existem os produtos cruelty free, que são aqueles que não realizam testes em animais, mas podem conter substâncias de origem animal ou sintética.
Um mesmo produto, contudo, pode ser, por exemplo, vegano, natural e cruelty free.
Quais os benefícios dos cosméticos veganos?
Agora que você já compreendeu melhor esses produtos, com certeza deve ter notado algumas vantagens dos cosméticos veganos, não é mesmo? Vamos ver em detalhes cada uma delas.
Redução do risco de alergias
Essa é uma ótima vantagem para quem tem a pele mais sensível, ou apenas deseja cuidar melhor do seu corpo. As substâncias quimicamente sintetizadas, em alguns casos, podem ter efeito cumulativo na pele. Em longo prazo, isso é capaz de trazer danos.
Já os produtos veganos e naturais são mais delicados e livre de conservantes químicos, trazendo benefícios com o uso contínuo. Além disso, o risco de alergias é menor devido à presença de biomoléculas, que são mais bem aceitas pelo nosso organismo do que os componentes sintéticos.
Tratamento sem agressão
Muitos cosméticos convencionais possuem “efeitos colaterais” como o enfraquecimento da fibra capilar ou até reações alérgicas. Os benefícios dos cosméticos veganos, por sua vez, tratam a beleza de uma forma mais natural, pois, sua formulação vegetal, são mais compatíveis com nossa pele e cabelo. Isso significa que, com o passar do tempo, seu fio não sofrerá danos, mas será tratado de uma maneira mais suave e potente.
Não exploram animais
Ao optar por um cosmético vegano e cruelty free você estará contribuindo para reduzir a criação de animais destinados a viver como cobaias, passando por testes extremamente nocivos, além da própria exploração animal para a obtenção de matérias-primas.
Redução do impacto ambiental
Todos sabemos que, para produzir qualquer coisa, há um grande impacto ambiental. Além da exploração da matéria-prima, também existe a questão do descarte desses produtos na natureza.
Muitas empresas veganas têm essa preocupação ambiental e por isso desenvolvem embalagens recicláveis, que impactam menos o meio ambiente no momento do descarte, além de promover a vida útil do produto (usando refis e cartuchos, por exemplo, reduzindo o lixo e a quantidade de resíduo gerado).
Alta qualidade
Os cosméticos veganos, muitas vezes, possuem uma eficiência e uma qualidade mais alta do que os produtos tradicionais. Isso porque eles conseguem aliar ingredientes vegetais minuciosamente escolhidos com alta tecnologia, conferindo um resultado ainda melhor para o seu cabelo e pele.
Como saber que um cosmético é vegano?
Para um cosmético ser considerado vegano, a empresa precisa conseguir uma certificação especial da Anvisa, garantindo que não há nenhum ingrediente de origem animal nas suas fórmulas. O processo de certificação é longo e todos os ingredientes e processos produtivos são auditados para garantir qualidade e preservação do meio ambiente.
Além disso, existem informações na internet para que você possa consultar se a marca é vegana. Como por exemplo, a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).
Por isso, as marcas costumam usar selos nas embalagens que mostram que seus produtos são veganos. Mas, se você preferir, poderá ler os ingredientes ou buscar se informar melhor sobre as marcas antes de consumir, entendendo quais ingredientes ela usa, quais preceitos acredita e os produtos que comercializa.
Como você viu, os benefícios dos cosméticos veganos trazem inúmeras vantagens, desde a maior preocupação ambiental, até um cuidado de mais qualidade para sua pele e cabelo. Gostou de saber mais sobre as vantagens dos cosméticos veganos e naturais? Acesse o nosso site e conheça a nossa linha de produtos veganos e cruelty free!